Câncer, Alzheimer, depressão, estresse, diabetes, ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo. Esses são alguns dos benefícios que um café especial pode representar para sua saúde quando consumido diariamente. Num passado não muito distante, a ciência se ocupou em entender e esclarecer alguns mitos que envolvia o grão. Essa busca resultou em diversas conclusões que quase ninguém imaginava.
livro café editoraO Dr. Darcy Lima, autor do livro 101 Razões para tomar café, foi o pioneiro nos estudos dedicados à nossa bebida favorita. Na sequencia, outros pesquisadores e médicos como o Dr. Bruno Mahler Mioto do Instituto do Coração de São Paulo (InCor) dedicaram anos para compreender a complexidade e a real relevância do ingrediente para a saúde.
Foi descoberto, por exemplo, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).
Os benefícios são tantos, que decidimos listar alguns.
1 – Evitar Câncer
Segundo o site Saúde Dica, a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.
2 – Aliviar o Stress
Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.
A pesquisa (leia na íntegra em inglês aqui) foi realizada com ratos e nesse experimento, os animais passaram por situações estressantes como banho gelado e inclinação na gaiola. Durante três semanas, metade deles tomou água com cafeína e a outra metade tomou água normal. Depois desse tempo, notou-se que consumiram apenas água normal apresentavam níveis alterados de estresse perceptíveis quimicamente no cérebro e no comportamento. Os animais cafeinados não apresentaram alterações.
O estudo ainda não é conclusivo, mas os cientistas acreditam que houve um bloqueio de receptores que causam o estresse ao ingerir a cafeína.
3 – Rejuvenesce
Não é de hoje que o poder rejuvenescente do café é explorado principalmente pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Attrato apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos. Inclusive, a marca Kapeh dedicou-se única e exclusivamente no café para desenvolver diversos produtos de seu portfólio.
Todo esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e
antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes anti-rugas.
4 – Estimula a Digestão
Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. De acordo com o Dr. Darcy Lima, a bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.
O remédio para a preguicinha pós-almoço pode também ser sua salvação quando você exagerar na quantidade de comida ou nas quartas-feiras de feijoada.
5 – Diabetes
Ficou comprovado que os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina. Segundo o experimento realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health / HSPH), pessoas que aumentaram o consumo de café por dia num período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver o diabetes tipo 2. Para aqueles que diminuíram o consumo da bebida, registrou-se um aumento de 17% para desenvolver a doença.
6 – Depressão
Outra descoberta do Dr. Darcy Ribeiro foi o efeito positivo do café na luta contra a depressão. Ficou comprovado que a incidência da doença é menor entre adultos e crianças que tomam até quatro xícaras de café por dia (quando comparado às pessoas que não tomam café ou uma menor quantidade).
7 – Café Emagrece
A resposta é SIM! E a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos é a cafeína. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.
8 – Osteoporose
Houve-se um tempo em que médicos e nutricionista julgavam o café e a cafeína como os vilões da osteoporose. Acreditava-se que a bebida impedia a absorção do cálcio no organismo, enfraquecendo assim os ossos. Dr. Darcy Lima, porém, comprovou há pouco tempo que tudo isso se trata de um grande engano.
Segundo seu artigo (publicado na íntegra aqui), “O cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. Caso precisemos de mais cálcio, o intestino apenas aumenta sua absorção. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas”, explica.
9 – Alcoolismo e Drogas
Assim como o café pode ajudar no combate da depressão, ele pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. A conclusão foi feita pelo Dr. Darcy Ribeiro, que afirma que os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção e controle da depressão e suas conseqüências como suicídio e o alcoolismo, uma forma lenta de suicídio e suas conseqüências, como a cirrose.
É importante entender que muitos medicamentos contra essas doenças contam com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui naturalmente potentes antagonistas opióides como os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
10 – Café faz bem ao coração
Por essa, nem Drauzio Varela esperava! Segundo a pesquisa realizada no InCor em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, da Empraba Café, não existem evidências de que o café faça mal para pessoas com problemas no coração.
O estudo, que começou em 2009 na Unidade Café e Coração (localizada dentro do Instituto do Coração), analisou o comportamento e os resultados de uma bateria de exames feitos periodicamente em mais de 100 pacientes que tomavam café.
O resultado da pesquisa foi publicado na Revista Exame e você pode ler a entrevista na íntegra aqui.