PREFÁCIO
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ, não só produz produtos da mais alta qualidade, mas o que fazemos é de modo a refletir o compromisso da empresa em realizar nossas atividades comerciais totalmente de acordo com as leis existentes, além de seguir os princípios de honestidade e integridade. Da mesma forma, o nosso cliente espera um comportamento idêntico de todos os parceiros com os quais nos relacionamos, e em especial de nossos fornecedores.
Os Princípios Corporativos de Negócio da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ estabelecem certos valores e princípios com os quais a NICCHIO SOBRINHO CAFÉ tem um compromisso global. Este CÓDIGO DE FORNECEDORES especifica e dá suporte à continuação e implementação dos Princípios Corporativos, definindo padrões mínimos e inegociáveis (Seções I-VII) solicitando aos nossos fornecedores, empregados, agentes e contratados (coletivamente abordados neste Código como “o Fornecedor”) que respeitem e façam respeitar toda a cadeia e cada segmento de nossa atividade comercial. É da responsabilidade do Fornecedor o treinamento de seus funcionários, agentes e contratados com vistas a seguir estes padrões de comportamento. Ao aceitar este Código, o fornecedor se compromete a que todos os acordos e relacionamentos comerciais firmados com a NICCHIO SOBRINHO CAFÉ estejam sujeitos às disposições previstas no presente documento.
Contribuir para estabelecer um padrão de relacionamento transparente e respeitoso. Orientar os colaboradores na observação das regras de conduta, através de seus comportamentos e atitudes, fomentando relações crescentes de confiança entre todos eles.
O presente Código de Ética e de Conduta aplica-se a todos os colaboradores que se entende por: todos os funcionários, consultores, gerentes, executivos e diretores. Aplica-se também aos fornecedores, prestadores de serviços e clientes da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ, independente do vínculo ou posição hierárquica que ocupem.
O Código aborda o compromisso da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ com a honestidade, integridade e comportamento ético. Essas virtudes são essenciais para a reputação e o sucesso da empresa. Esse Código governa as ações e relações de trabalho dos diretores, executivos, gerentes e funcionários, além de clientes, consumidores, colegas de trabalho, concorrentes e agências autorregulamentadas, investidores, público, mídia e qualquer pessoa física ou jurídica com quem a NICCHIO SOBRINHO CAFÉ possa relacionar-se. A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ e cada um de seus diretores, executivos e funcionários devem conduzir seus negócios com os mais altos padrões de honestidade e integridade e devem também respeitar os direitos de seus diretores, executivos, gerentes, funcionários e prestadores de serviços. As ações de cada pessoa devem estar livres de discriminação, difamação, calúnia ou assédio. A má conduta não pode ser tolerada porque foi dirigida ou solicitada por outra parte.
Os valores incorporados e disseminados na NICCHIO SOBRINHO CAFÉ são: a ética e integridade nos negócios, respeito às pessoas e ao meio ambiente, atenção aos direitos humanos e direitos do trabalhador, compromisso com os clientes e comprometimento com o resultado e sustentabilidade dos processos, estando presente em nossas ações, materializando-se por meio de atitudes.
É necessário manter o padrão ético nas atividades atuando com honestidade, objetividade e zelo no desempenho das atribuições.
Sempre que houver incerteza quanto ao procedimento, o colaborador deverá buscar esclarecimentos junto a seu superior imediato.
Empenhar-se para cumprir fielmente todas as leis, regras e regulamentos dos governos federal, estadual e local e todas as agências reguladoras públicas ou privadas aplicáveis, bem como as normas internas.
Atuar com responsabilidade na utilização e controle dos ativos e recursos da empresa.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ se preocupa em atingir elevados níveis de integridade em todas suas práticas de negócio, neste sentido nos obrigamos a preservar o comportamento íntegro em tudo que fazemos, com respeito às leis do país e às normas que regem as atividades de nosso setor.
Um “conflito de interesse” ocorre quando um interesse próprio interfere ou parece interferir de alguma forma com os interesses da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ. Todas as pessoas devem evitar todas as situações que possam levar a um conflito relevante real ou aparente entre o interesse próprio, obrigações e responsabilidades como colaborador, executivo ou diretor da empresa. Qualquer posição ou interesse, financeiro ou não, que possa entrar em conflito relevante com o desempenho como um funcionário, executivo ou diretor da empresa, ou que afete ou possa razoavelmente esperar afetar a independência ou o julgamento de transações entre a empresa, seus clientes, fornecedores ou concorrentes, ou de outra forma a refletir negativamente sobre a empresa, será considerado um conflito de interesse. Além disso, uma pessoa não deve abusar de sua posição ou relação com a empresa para ganho pessoal.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor ou o RH local.
Todas as informações consideradas confidenciais, sobre a empresa e seus negócios deverão ser preservadas, as obrigações de confidencialidade vigorarão durante todo o contrato de trabalho e permanecerão em vigor por 02 (dois) anos após o desligamento do colaborador.
Salvo determinação da diretoria, é terminantemente proibido ao colaborador da empresa utilizar, fornecer, ceder, repassar ou divulgar qualquer tipo de informação relacionada a clientes, fornecedores ou a empresa, incluindo atividades empresariais e projetos em andamento ou já concluídos.
Toda e qualquer invenção, aperfeiçoamento ou melhoria, relacionada aos negócios da empresa, serão de propriedade da empresa.
A violação a esta norma de conduta, será caracterizada como grave violação funcional, sujeitando o infrator às penas civis, trabalhistas e criminais.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor ou o RH local.
Colaboradores, executivos e diretores devem proteger as propriedades e os bens da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ e garantir o seu uso eficiente e adequado. Portanto, cada colaborador, executivo e diretor deve proteger as propriedades e bens da empresa contra sinistros, perdas ou roubos. Não poderá utilizar para fins pessoais nenhum dos recursos, a menos que tal uso tenha sido pré-aprovado pelo gestor direto. As propriedades da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ incluem, entre outros bens, informações confidenciais, software, computadores, celulares, máquinas e equipamentos, veículos, materiais de escritório, equipamentos de laboratório e suprimentos.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor ou o RH local.
Ocultação de Erros; Falsificação de Registros
Os erros nunca devem ser ocultados; eles devem ser imediatamente e totalmente divulgados aos gestores. A falsificação de qualquer registo da empresa, de clientes ou de terceiros é proibida, não é permitido o uso de corretivo nos registros; e todo erro em registros da empresa deve ter sua correção conforme o procedimento de tratamento de rasuras.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
Relacionamento Justo e Igualdade no Emprego
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ busca oferecer um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores são tratados de maneira justa, sem discriminação e com igualdade de oportunidades.
Nenhum colaborador da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ pode se relacionar injustamente com alguém, incluindo os clientes, fornecedores, concorrentes, prestadores de serviço e funcionários da empresa. Além disso, ninguém pode se aproveitar de outro através de manipulação, ocultação, abuso de poder, informação privilegiada, deturpação de informações relevantes, ou quaisquer outras práticas injustas.
Decisões sobre contratação, promoção, demissão, transferência, compensação e treinamento devem ser tomadas com base em critérios relacionados ao trabalho, como, por exemplo, formação, experiência, habilidades, desempenho, valores e liderança. Raça, cor, casta, idioma, religião, gênero, idade, estado civil, orientação sexual, deficiência, lugar de origem e/ou nacionalidade, filiação a sindicatos, afiliação política, gravidez ou qualquer outra situação não devem influenciar decisões de carreira.
Os funcionários devem divulgar antes ou no momento da contratação a existência de qualquer contrato de trabalho, acordo de confidencialidade ou acordo similar com um antigo colaborador que de alguma forma restrinja ou proíba o desempenho de quaisquer deveres ou responsabilidades de suas posições com a NICCHIO SOBRINHO CAFÉ. Cópias de tais contratos devem ser fornecidos à NICCHIO SOBRINHO CAFÉ para permitir a avaliação do contrato em face da posição do colaborador. Em nenhum caso um funcionário deve usar quaisquer segredos comerciais, informações confidenciais ou outras propriedades similares adquiridas no curso de seu emprego com outro colaborador no desempenho das suas funções para ou em nome da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ respeita o direito dos colaboradores de participar de atividades políticas, comunitárias, associativas (inclusive trabalhistas) e outras não diretamente relacionadas ao trabalho. No entanto, a menos que a NICCHIO SOBRINHO CAFÉ suporte ou autorize a atividade, ela deverá ser praticada no âmbito pessoal.
Isso significa que as horas de trabalho, assim como os recursos da empresa, não devem ser usados para tal finalidade, nem envolver o nome, a marca ou qualquer outro bem de propriedade da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ, como uma empresa do grupo NICCHIO SOBRINHO CAFÉ, respeita os direitos fundamentais representados na Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em todas as suas relações, essa é uma das formas de contribuirmos para um mundo mais justo.
Condições de trabalho desumanas e degradantes não são aceitas, bem como violações a direitos fundamentais tais como trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo a escravo.
Não é permitida a permanência de crianças e menores de 18 anos na empresa, ao encontrar tal situação o colaborador da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ deve acionar o seu gestor imediato e o menor deve ser conduzido a um local seguro, fora das dependências da empresa.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
Cada indivíduo deve tratar o outro com respeito e dignidade, promovendo um ambiente de trabalho livre de qualquer tipo de abuso ou assédio, seja moral, sexual ou discriminatório.
O assédio moral pode tomar as seguintes formas:
O assédio sexual é todo o comportamento indesejado de caráter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador, caracterizando-se como conduta inapropriada no ambiente de trabalho.
Expressões verbais e gestuais, piadas e comentários inadequados são considerados discriminatórios e criam um ambiente de trabalho hostil, ainda que seus colegas não tenham tido a intenção de ofendê-lo. Colaboradores devem evitar piadas, apelidos ou qualquer referência ofensiva em relação a: raça, cor, idade, gênero, religião, estado civil, lugar de origem, deficiência e orientação sexual.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
Qualquer pessoa que tenha evidências de potencial ou real violação do Código de Ética da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ deve relatar tal evidência diretamente ao seu gestor, RH local ou através do canal anônimo de denúncia. No caso de diretores, qualquer evidência deve ser relatada diretamente ao membro sênior da gerência designado a verificar as conformidades com os requisitos do código. A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ se compromete a fornecer proteção a pessoas que relatam de boa-fé violações ou potenciais violações deste Código de Ética. As denúncias de violações ou potenciais violações serão devidamente investigadas.
O canal interno de denúncia é uma urna lacrada com a finalidade de comunicar situações que contrariem o Código de Ética e estará disponível durante toda a jornada de trabalho. Disponibilizamos ainda um e-mail corporativo para que os parceiros de negócios possam fazer comunicados com o mesmo propósito:
Todas as denúncias e informações serão tratadas com sigilosidade pela Comissão de Ética constituída.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ não tolerará retaliações e buscará, de todas as formas, prevenir este tipo de conduta.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local, o Comitê responsável, ou o Canal de Denúncia.
Com base no Art. 7, inc. XXX da Constituição Federal de 88, as políticas de recursos humanos da NICCHIO SOBRINHO CAFÉ devem ser pautadas em garantir igualdade de oportunidades sem distinção salarial em função do gênero, local de origem, cor, idade, etnia, convicção política, religião, estado civil, orientação sexual ou deficiência física.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ reconhece a importância de um ambiente de trabalho em que haja liberdade de expressão e respeito à integridade das pessoas, um ambiente sem qualquer tipo de ameaça, assédio moral ou sexual, violência verbal ou não verbal, suborno ou difamação.
É dever de cada colaborador promover proativamente o comportamento ético entre colegas e subordinados no local de trabalho.
Para ajuda sobre este tema, consulte: Seu Gestor, o RH local ou o Canal de Denúncia.
Respeitamos a diversidade de nossos clientes tratando-os de forma imparcial, livre de preconceitos de qualquer natureza, mantendo um atendimento cordial e igualitário, sempre oferecendo informações transparentes e precisas sobre os produtos e serviços, respeitando os padrões legais de qualidade.
Conforme determina a lei complementar 105/2001, que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras e dá outras providências, garantimos o sigilo de dados técnicos, pessoais, bancários e todas as informações que, de alguma maneira, possam acarretar prejuízos de qualquer natureza para nossos clientes, cumprindo o dever de confidencialidade.
Atuar com transparência e responsabilidade sócio ambiental, evidenciando as ações que possam nos canais de comunicação, com o objetivo de transpor a verdade sobre os impactos das nossas atividades com os agentes da sociedade, em concordância com os interesses da comunidade, disciplinado com as legislações aplicáveis.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ acredita que a preservação da saúde e segurança de seus colaboradores, bem como a proteção ambiental, devam ser a preocupação primordial em suas operações, atividades e processos de trabalho.
Promover uma concorrência leal, relacionando-se com os concorrentes de forma respeitosa e digna, a fim de promover uma relação ética de competitividade.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ tem ciência da influência que a propaganda possui na opinião pública, sobre um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, neste sentido nos obrigamos a acentuar a verdade em nossas mídias.
Reconhecemos que o plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada pelo código de ética da propaganda de outubro de 1957, que dispõe sobre os princípios que norteiam a publicidade.
O Código de Ética e de Conduta da empresa NICCHIO SOBRINHO CAFÉ estabelece para todos os padrões de conduta da empresa, em todos os níveis hierárquicos e com os seus parceiros de negócios.
A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ conta com o cumprimento dos itens abordados neste Código de Ética e de Conduta, ciente de que toda denúncia deve ser devidamente investigada.
Todas as pessoas sujeitas ao Código deverão, de acordo com o seu conhecimento e capacidade, aderir e defender os princípios e responsabilidades que regem a sua conduta profissional. O descumprimento do Código resultará em uma ação disciplinar julgada apropriada pela gerência, o que poderá incluir a rescisão do contrato de trabalho, fornecimento ou prestação de serviço; as disposições deste Código de Ética serão aplicadas de forma consistente.
Todos os profissionais envolvidos no Código de Ética, direta ou indiretamente, deverão agir com honestidade, integridade e garantir que todas as situações e conflitos sejam devidamente notificadas e solucionadas, preservando assim a dignidade humana e a integridade dos negócios.
O café é um produto agrícola e, como tal, é particularmente vulnerável às alterações das condições e padrões climáticos. Nossa principal preocupação é a proteção e conservação do meio ambiente e a redução dos impactos negativos das mudanças climáticas. A NICCHIO SOBRINHO CAFÉ se esforça por melhorar seu desempenho ambiental, promovendo soluções ambientais em suas operações.
Observação:
Todos os itens acima mencionados, foram revisados pelos diretores da empresa. Os mesmos tiveram o consentimento das informações prestadas alegando veracidade das informações aqui citadas.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. LEI COMPLEMENTAR Nº 105, DE 10 DE JANEIRO DE 2001. Dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras e dá outras providências.
BRASIL. Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, DE OUTUBRO DE 1957. Define os princípios éticos que devem nortear a publicidade.
BRASIL. LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.